Lançamento do selo e inauguração do marco comemorativo aos 150 anos da Estrada Santa Clara-Filadélfia


Em comemoração ao bicentenário de nascimento do mineiro Teófilo Benedito Ottoni, os Correios lançaram selo comemorativo, nos dias 23 e 24 de agosto, nas cidades de Teófilo Otoni e Serro, respectivamente.
Em Teófilo Otoni, região nordeste de Minas, o lançamento aconteceu no Automóvel Clube. A solenidade contou com as participações do ministro de Estado das Comunicações, senador Hélio Costa, da prefeita da cidade, Maria José Haueisen Freire, do diretor dos Correios em Minas Gerais, Fernando Miranda, e do ex-ministro Nilmário Miranda. Também estiveram presentes outras autoridades locais e parlamentares. Ainda em Teófilo Otoni, foi inaugurado um marco comemorativo aos 150 anos da Estrada Santa Clara-Filadélfia, projetada e construída pelo homenageado e considerada a primeira estrada de rodagem do Brasil.
No dia 24, a solenidade de lançamento do selo do bicentenário foi no campus da PUC Serro, contando também com as presenças de políticos locais e da população da cidade.

O selo

Com arte final de Ricardo Cristofaro, o selo tem tiragem de 600 mil exemplares e valor facial de R$ 0,60. O selo enfatiza o rosto de Teófilo Ottoni voltado para o mapa do nordeste do estado de Minas Gerais, tendo no centro a presença do brasão de Minas Gerais com a inscrição em latim Libertas Quae Sera Tamem. À esquerda e abaixo, aparecem imagens que homenageiam a atuação social e empresarial de Teófilo Ottoni no Vale do Rio Mucuri, índios Botocudos em atitude pacífica, com suas lanças em posição de descanso; o trajeto da estrada entre Filadélfia e Santa Clara junto a uma carroça, no século XIX, e o trajeto fluvial entre Santa Clara e Mucuri no qual se destaca a imagem de um barco a vapor. Foi utilizada técnica de composição de desenhos e fotografias com tratamento de imagem realizado com tecnologia digital.

Um comentário:

Unknown disse...

Belo selo.
Acho apenas que junto aos indios poderiam estar presentes desenhos representativos dos operários que construíram a primeira estrada de rodagem brasileira.

mas de qq modo foi um belo feito